CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Como é feita e qual é o valor arrecadado pela contribuição sindical?

O valor anual recolhido pela contribuição sindical é o equivalente à remuneração de um dia de trabalho do profissional que trabalha com carteira assinada. Ou seja, o valor de um dia de salário é descontado pela empresa empregadora diretamente na folha de pagamento do colaborador e é distribuído ao sindicato relacionado à categoria profissional do trabalhador, no caso ao SINDIB-PR.

É importante entender que, como a quantia arrecadada é calculada com base no salário do colaborador, o valor varia de acordo com o salário, mas as horas extras não devem ser incluídas.

Envie ao seu RH!

Se você é bibliotecário e está registrado como tal na carteira de trabalho ou no contrato de trabalho, diga ao seu empregador que você quer recolher a Contribuição Sindical ao SINDIB-PR e não ao sindicato da categoria preponderante da instituição de ensino ou empresa.

Para isso, basta manifestar essa vontade por escrito e protocolar no Departamento Pessoal ou RH de sua empresa com a carta abaixo.

Eu, (nome completo), .... (sua qualificação completa), profissional liberal BIBLIOTECÁRIO, vem manifestar perante seu empregador, com base no disposto no art. 585 da CLT, sua OPÇÃO pelo recolhimento da contribuição SINDICAL ao SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS NO ESTADO DO PARANÁ, por ser este o legítimo representante de sua categoria profissional.

(CASO VOCÊ PAGUE BOLETO ENVIADO DO SINBIB-PR - ACRESCENTAR O PARÁGRAFO ABAIXO)

Solicito, ainda, que não seja efetuado no mês de março o desconto correspondente à contribuição sindical deste ano de 20__, eis que já efetuei o pagamento diretamente àquele sindicato, conforme comprovante ora anexado.(anexe a guia de recolhimento da contribuição sindical recolhida em FEVEREIRO/20__  para o SINDIB-PR).

Para os profissionais Bibliotecários que faziam o recolhimento como autônomos a arrecadação terá que ser paga em fevereiro/2020 (28/02/2020) e o valor é de R$169,00. Portanto aqueles que optarem pelo recolhimento poderão solicitar as guias para o Sindib-PR. Caso você tenha dúvidas a respeito da arrecadação sindical, entre em contato conosco pelo e-mail sindib.pr@gmail.com .

Para emissão da Guia no site da Caixa Econômica Federal, segue dados do SINDIB-PR:

Razão Social : SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ.

CNPJ 81.501.363/0001-02.

Código da contribuição  04140.

O recolhimento sem multa, o vencimento da guia tem que ser até 30/04/2021.